Como formatar artigo científico de acordo com a ABNT

Neste post eu quis trazer um resumo das principais regras da ABNT para a formatação de artigos científicos. Lembrando que se você quiser aprofundar e aprender tudo relacionado a trabalhos acadêmicos, o meu curso ABNT Descomplicada é o lugar ideal para isso!

Aprenda a aplicar as normas da ABNT nos seus trabalhos acadêmicos de uma forma simples e didática, com linguagem acessível e exemplos da vida real.

Conheça o ABNT Descomplicada! Clique aqui ➝

A norma de artigos é a 6022, publicada em 2018. No entanto, existem outras normas da ABNT que complementam os itens que usamos em um artigo, como a de resumos, citações e referências, por exemplo.

Não sei se você sabe, mas as normas da ABNT são publicadas todas em separado, então precisamos combiná-las quando fazemos um trabalho do começo ao fim. Para os artigos nós seguimos o mesmo raciocínio e vou fazer essas indicações quando for o caso.

Vamos então a estrutura do artigo de acordo com a norma e com alguns comentários meus para explicar melhor alguns pontos. O que está marcado com um * é elemento obrigatório.

Estrutura do artigo de acordo com a ABNT:

Título no idioma do artigo*: se o artigo está português, será no nosso idioma.

Título em outro idioma: geralmente em inglês.

Autor*: é colocado na forma direta, com nome e sobrenome e em nota a vinculação institucional e contato. Atenção: se for submeter para uma revista, não coloque autor. É preciso garantir o anonimato na submissão, a não ser que o periódico indique o contrário.

Resumo no idioma do artigo*: seguindo as regras da norma de resumos (NBR 6028), são 100 a 250 palavras e abaixo colocamos 3 a 5 palavras-chave separadas entre si por ponto e vírgula.

Resumo em outro idioma: geralmente em inglês, mas algumas revistas também pedem em espanhol. Adicionar também as palavras-chave traduzidas.

Datas de submissão e aprovação do artigo*: responsabilidade da revista na hora da editoração, você não coloca nada.

Identificação e disponibilidade: também responsabilidade da revista na hora da editoração, você não coloca nada.

Parte textual*: o artigo em si, com introdução, desenvolvimento e considerações finais. Os títulos desse recheio do artigo são alinhados à esquerda e com indicativo numérico. Não usar ponto, travessão ou qualquer outro sinal entre o indicativo numérico e o título (NBR 6024). Para as citações, usar as regras da NBR 10520 (a versão atual é de 2002).

Referências*: o título referências vai centralizado e sem indicativo numérico (NBR 6024). Somente aparecem aqui as referências que foram citadas no corpo do artigo. A formatação de cada referência depende de que tipo de documento é (conforme NBR 6023). O alinhamento da lista é à esquerda, as referências são separadas entre si por um espaço simples e são ordenadas alfabeticamente.

Glossário: é uma lista de palavras técnicas usadas no texto e suas definições. Muito raro de isso aparecer em algum artigo. Eu mesma nunca vi.

Apêndice: algo elaborado por você e que complementa o artigo. É raro de aparecer, pois geralmente quando há algo a mais, é colocado no sistema da revista e depois publicado como arquivo suplementar.

Anexo: algo elaborado por terceiros e que complementa o artigo. Também é raro de aparecer, pois geralmente quando há algo a mais, é colocado no sistema da revista e depois publicado como arquivo suplementar.

Agradecimentos: aqui você pode agradecer a pessoas ou instituições que fizeram alguma contribuição relevante para a pesquisa ou a elaboração do artigo.

Financiamento: não está na norma, mas recomendo colocar em item separado dos agradecimentos. Indicar o projeto de pesquisa, agência de fomento ou tipo de bolsa recebida para condução da pesquisa. Para pesquisas financiadas de alguma forma pela CAPES, seguir o que diz a Portaria nº 206, de 4 de setembro de 2018: “O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001”

Formatação:

A formatação padrão para o artigo é fonte tamanho 12 e espaçamento simples. As citações diretas longas com mais de 3 linhas, notas de rodapé, legendas das ilustrações e tabelas e paginação são feitas em tamanho menor e uniforme, geralmente fonte 10 ou 11.

A norma indica que as configurações gráficas são responsabilidades do editor. Isso significa que você deve olhar as diretrizes para submissão da revista para a qual quer enviar o trabalho e verificar tipo de fonte, tamanho de margens e outras configurações adicionais.

Na dúvida ou ausência de direcionamentos, siga o padrão mais convencional: margens esquerda e superior 3cm, margens direita e inferior 2cm. Fontes do tipo Arial ou Times New Roman, com alinhamento justificado. Recuo de primeira linha (parágrafo) varia de 1cm a 2cm. Paginação inserida no canto superior direito.

Para finalizar, um recado importante:

Se você for submeter o seu texto para uma revista, veja o que ela está pedindo nas diretrizes para autores e siga essas indicações. Nem sempre o periódico usa ABNT, e às vezes ele usa a norma apenas para citações e referências, não para o resto da formatação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.