Atualizações da nova norma de citações (2023)

Depois de uma longa espera, finalmente foi publicada a nova norma de citações. A versão anterior da ABNT NBR 10520 era de 2002, e portanto, já estava bastante obsoleta.

A nova versão é mais extensa, ou seja, a norma foi expandida. Isso é bem importante porque a versão anterior continha apenas 7 páginas e por conta disso haviam vários gaps.

Nesse post eu trouxe as principais alterações, que considero mais importante de vocês saberem nesse momento, e se quiserem posso ir aprofundando os detalhes em novos textos, pois não vai caber tudo aqui.

O fim da caixa alta

Uma das maiores mudanças é que agora não se usa mais caixa alta para indicar as fontes no interior de parênteses. A padronização prevê apenas a inicial maiúscula.

Versão de 2002: (SILVA, 1993)

Versão de 2023: (Silva, 1993)

A inclusão do et al.

Quem me segue há mais tempo no Instagram do Jornada Acadêmica já me viu falando várias vezes que havia uma discrepância entre normas em relação ao et al., pois ele aparecia na de referências, mas não na de citações.

Agora foi incluída uma regra especificamente para isso, dizendo que ele pode ser usado na citação mesmo que na referência constem todos os autores (caso de obras com quatro ou mais autores).

Citações diretas com página ou localização

Outra mudança que vai facilitar a vida de muita gente e é uma atualização bastante esperada, é em relação ao número de página nas citações diretas, ou seja, onde há cópia literal. A versão anterior era bastante rígida em relação a isso, o que dificultava quando a fonte vinha de algum site.

A nova versão da norma fala para acrescentar o número da página ou localização, se houver, após a data. Ou seja, temos duas mudanças aqui:

1) Não precisa ser apenas o número de página parar identificar a localização do trecho citado. Pode ser, por exemplo, a localização do Kindle, a minutagem de um filme, o artigo da lei, etc.

2) Para documentos não paginados, a norma especifica que convém que seja indicada a localização do trecho citado. No entanto, esse convém não indica obrigatoriedade. Ou seja, se tiver como identificar de onde você tirou a citação, faça! É recomendado que quanto mais específico, melhor. Mas se não tiver como, vida que segue.

Expansão do sistema numérico

Esse formato de fazer citações era tão curto dentro da versão anterior da norma (tinha somente 6 linhas de explicação), que pouca gente conhecia e quem conhecia tinha muita dificuldade de usar. Era um gap enorme.

Na nova versão ele foi expandido, foram acrescentados mais exemplos e também resolvida a questão da indicação de número de página.

Não confunda esse sistema com aquele formato de fazer a citação em nota de rodapé, ok? São coisas diferentes.

A volta dos itálicos

Aqui outra coisa que eu sempre apontava, apesar de muita gente fazer diferente: a versão de 2002 da norma de citação não previa o uso de itálicos para as expressões latinas, o que inclui o apud, o ibid, e por aí vai.

Na nova versão, publicada essa semana, isso foi padronizado. Agora vai tudo em itálico, inclusive o et al., que finalmente vai ficar no mesmo padrão que já era usado na norma de referências.

Recuo das citações diretas longas

As citações diretas longas, ou seja, quando a cópia do trecho possui mais de três linhas, precisam de um recuo em relação a margem esquerda.

Na versão anterior da norma havia a obrigação do tamanho desse recuo ser de 4cm.

Na versão atualizada, isso passou a ser uma recomendação, não uma obrigação.

Na prática, significa que a ABNT mantém a indicação de tamanho, porém abre precedente para que essa diagramação seja feita com tamanhos variados se for necessário.

A versão publicada essa semana já está valendo?

Sim, esta nova versão cancela automaticamente a anterior. Porém, do ponto de vista das universidades e periódicos, ainda pode levar um tempo até que adaptem seus manuais de estilos e normativas internas, pedindo as mudanças que essa atualização trouxe. Vale ficar atento: na dúvida, faça o que a sua instituição pedir!

Aprenda a aplicar as normas da ABNT nos seus trabalhos acadêmicos de uma forma simples e didática, com linguagem acessível e exemplos da vida real. Entre para a lista de espera do curso online ABNT Descomplicada, clique aqui ➝

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.